Que será isto de ser professora?
Possas deve ser das perguntas mais complicadas que já respondi em toda a minha vida. Mas tenho a certeza de uma coisa, ser professora é fazer a diferença na vida de alguém.
Hoje tive a prova de que eu própria enquanto professora fiz a diferença na vida daqueles mini serezinhos pequeninos que me chegaram ao pé com os seus 3, 4 ou 5 aninhos.
Hoje numa atividade inesperada, a maioria desses mini seres abordou-me de forma muito carinhosa dizendo me coisas simples como um “Olá Professora”, “Tu foste minha professora” e ainda “Eu sou o xxxx porque é que não me falas? Foste minha professora de música, esqueceste-te?”....
Refiro me a alunos que tive à 3 anos atrás, no chamado “antes da pandemia”, como é que é possível que estas crianças ainda se lembrem de mim, logo eu que apenas estava com eles uma hora por semana, será possível? Sim foi mesmo possível, durante essa hora por semana eu enquanto dava as aulas, ia fazendo a diferença na vida daquelas crianças. De alguns lembro-me facilmente de outro foi mais difícil, não porque me fossem indiferentes mas sim porque neste 3 anos sem os ver eles cresceram bastante. Reencontrei-os hoje numa atividade do 1º ciclo, pois é já no primeiro ciclo, parece que ainda ontem lhe ensinava algumas coisinhas de música no pré-escolar.
O tempo voa mas à pessoas que marcam a diferença nas nossas vidas.
Nesta mesma atividade de hoje encontrei também algumas crianças que ainda são minhas alunas agora, no novo projeto onde dou explicações. Apenas tenho 7 alunos (todos do 1º ciclo) e todos eles sem exceção me vieram cumprimentar e falar comigo, mesmo os mais tímidos a quem mal arranco uma frase durante as explicações, porque vamos lá ver só estou com eles desde o inicio deste mês, ou seja à 5 “aulas de explicação”, mas mesmo assim vieram falar-me.
É difícil explicar tudo aquilo que vai no meu coração neste momento... sinto medo, sinto muita nostalgia por já não dar aulas à tanto tempo, mas sobretudo sinto-me a transbordar de alegria, uma alegria enorme por sentir que faço a diferença na vida de alguém e talvez não seja uma diferença assim tão negativa pois se me vieram cumprimentar significa que não só não se esqueceram de mim como também devem ter gostado algum pedacinho.
“Quem passa por nós não vai só, deixa um pouco de si, leva um pouco de nós” e eu tenho a certeza que todas estas crianças levaram um pouco de mim em todos os momentos que estiveram comigo.
Adoro ser professora.