Eu estou a tentar, juro que estou a tentar.
Estou a tentar ser melhor mãe, melhor esposa, melhor profissional. Mas nada está a resultar.
Tem me custado muito os últimos dias em que tentei mudar várias coisa, sobretudo aqui em casa e não me parece que tenham resultado. Até há dias que sim, mas coisas estão bem e tudo funciona, mas há outros dias que não. Já nem sei mais o que faze, pensar ou dizer.
Adotei uma forma diferente de lidar com a minha filha sem castigos, sem bater e com menos gritos de amas as partes. Quando estamos sozinhas resulta bem, tento e esforço-me para a ouvir e perceber o que quer, mas quando não estamos as duas è bem pior, eu tento fazer o mesmo mas ela reage de outra forma. E quando está o paio, ainda pior parece que se revolta contra mim. Sei bem que é apenas uma criança ainda muito pequenina e que até gosta de mim pelas atitudes de afeto que tem comigo, mas algumas coisas doem muito. Ela não me quer a brincar com ela e com o pai… Eu dizer-lhe uma palavra fofinha e ela gritar comigo… Até pode estar zangada com outra coisa mas isto dói e muito, logo agora que tentei mudar as coisas.
E ele? Ele é mais velho e as coisas são iguais. Tentei ser melhor esposa, fazer-lhe as vontades todas e até deixar de ser resmungona e chata. E nem nada do outro lado. Bem tento mas há coisas que me irritam tanto mas tanto e eu já nem digo nada. Enfim…
Já me perguntei porque é que faço tudo por eles, dedico todo o meu tempo livre para eles e nada diretamente para mim. O que é certo é que me sinto bem a fazer coisas para eles os dois, isso chega para mim. Só queria compreensão e ajuda, valorização e atenção. Dar presentes não serve pra nada quando falta o resto.
Se fosse no passado já tinha chorado rios de lágrimas por causa do trabalho e os novos desafios. Mas o presente é diferente, um presente que coloca a família em primeiro lugar, um presente que está a aprender a viver e a tentar mudar.
Estas mudanças mão sabemos se são para melhor ou não, vamos descobrir isso com o tempo.
Nunca fui boa dona de casa e sou muito preguiçosa para fazer as coisas, tenho tudo bastante desarrumado mas à limites para o caos.
Tenho dedicado algum tempo ao trabalho mas tenho me esforçado tanto para os compensar aqui em casa. Tenho dado mesmo tudo de mim por eles, até mesmo, neste meu problema eu me tenho esforçado por eles e por mim, raramente fui lá a baixo, tenho me agarrado com todo a força aqui e quero continuar assim.
Tenho dado tudo de mim, o que posso e o que não posso por eles, bastava só um bocadinho de valorização.
A mãe, a esposa, a dona de casa, a professora, a pessoa, eu não sou de ferro.
CVG
25/09/2023